10 dicas de como manter a sua saúde mental



1. Cuide da sua alimentação

Comer bem não tem a ver apenas com a boa forma física, mas com o bem estar em geral. Opte por comidas mais saudáveis. Eu sei que é difícil com uma vida corrida de professor, mas tudo é uma questão de organização e prioridade. Se cuide!


2. Pratique atividade física

Pode ser uma caminhada, natação, ballet adulto, tem uma infinidade de opções. Escolha a que mais te agrada. Corpo e mente são interligados, então bora movimentar esse corpo.


3. Priorize o seu sono

É muito importante dormir bem, noites mal dormidas colaboram para agravar os transtornos mentais. Quando as preocupações estiverem te perturbando, tenha um caderninho das preocupações. Anote os seus pensamentos lá, coloque uma música calma e tenha uma boa noite de sono.


4. Tenha um hobby

Vejo que muitos professores não tem uma atividade alternativa para relaxar. É muito saudável ter uma atividade diferente na rotina. Escolha algo com que tenha afinidade ou mesmo que sempre teve vontade de praticar e nunca teve coragem.


5. Conheça a si mesmo

Existem várias formas de se conhecer, através de terapia, exercícios de reflexão, meditação, da escrita. Para te auxiliar neste processo existe o caderno das emoções para professores. Separe um momento do seu dia para refletir e escrever sobre si mesmo. Você verá o quão positivo é esta prática.


6. Ajude o próximo

Pode ser um vizinho que precisa de ajuda ou através de um trabalho voluntário. Fazer o bem faz bem.


7. Faça listas das coisas que você precisa fazer

Essa dica é muito simples e é definitivamente importante para sua saúde mental. Quando você faz uma lista das coisas que precisa fazer você estará evitando dois atos prejudiciais à sua saúde mental: procrastinar e esquecer-se de coisas importantes.


8. Evite o vício do celular e das redes sociais

Estamos nos tornando uma geração viciada nos celulares e redes sociais. Perdemos horas e horas do nosso dia vidrados na tela, vendo a vida digital e perdendo a vida real. Você já parou para pensar quanto tempo por dia você passa ligado às redes sociais? Pense nisso.


9. Nem sempre ouça a voz da sua cabeça

Não é porque você tem um pensamento negativo sobre si mesmo que isso seja verdade.


10. Aceite que não dá para agradar todo mundo. Não se cobre tanto, nem se compare com os outros

Dizem até que tentar agradar a todos é a fórmula perfeita para o fracasso. Não se cobre tanto, você não tem que ser igual ou melhor aos outros, você só precisa ser você, com a sua integridade, com sua personalidade.


Agora me conta, qual dica você mais gostou e que vai implementar em sua vida?

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo