3 dicas práticas para ter equilíbrio emocional em sala de aula

Quem nunca perdeu o controle em sala de aula que atire o primeiro apagador.

O controle emocional nada mais é do que a habilidade de lidar com os nossos próprios sentimentos em momentos de tensão.



Procure sempre ter equilíbrio para poder garantir que o ensino seja mediado de forma harmônica e possa cumprir com os objetivos que estão sendo almejados, por isso separei 3 dicas práticas para você ter mais equilíbrio emocional em sala de aula.


1. RES-PI-RA e não pira:

Para conseguir controlar seus sentimentos e não deixar que eles te controlem você precisa comprar tempo! Tempo para o seu racional entrar em jogo e analisar a situação antes que apenas o seu lado emocional tome as decisões.

Antes de falar, de soltar aquele sermão ou bronca nos seus alunos, reflita, você vai agir pela emoção ou pela razão? Isso vai adiantar?


2. Dê nome ao que você está sentindo

Você só sabe lidar com aquilo que você conhece, portanto é um ótimo começo saber O QUE você sente e aí sim buscar como diminuir a sua intensidade.

Aceite que você está nervoso, ansioso, triste e se permita sentir isso e sem se esquecer de dar nome para isso. Mas tire da sua vida essa mania de ficar repetindo que você É nervoso, que você É ansioso, que você É triste...

Nós não SOMOS emoções e falar dessa forma só dificulta sua jornada para o desenvolvimento do controle emocional.


3. Busque soluções simples

Faça o que estiver a seu alcance. Separe-se da situação como se não fosse você o envolvido, analise racionalmente, tome decisões como se estivesse aconselhando um amigo.

Reflita: o que você pode fazer neste momento que pode ser a melhor solução?


Quer saber quais são seus sabotadores, como ter autoconfiança, aprender como lidar com a o estresse em sala de aula e principalmente dominar as emoções, conheça o curso online agilidade emocional para professores.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo