3 dinâmicas: volta às aulas

A volta as aulas vai ser um momento especial, por isso trouxe algumas atividades e dinâmicas trabalhando 3 pontos principais: emoções, sonhos e esperança.


O livro da minha vida

Objetivos: trabalhar com o aluno sua sensação de pertencimento, autonomia e suas emoções.

Material necessário: sulfite, furador de papel, barbante, lápis de cor, imagens, cola, tesoura e canetinhas.

Orientações: Solicitar o aluno que faça numa ou mais folhas de caderno desenhos, frases, colagens, textos sobre sua vida e sobre si mesmo. Também é preciso elaborar a capa do livro da sua vida, pode ser um desenho, uma foto ou colagem. Peça para que foquem em coisas positivas do passado, presente e futuro.


Respira, não pira

Objetivos: trabalhar sentimentos de ansiedade

Material necessário: música de relaxamento, tapete e almofadas

Orientações: Convide seu aluno a ouvir uma música e respirar com você até 10. Depois, peça para dar um abraço (nele mesmo) e contar até 20 durante o abraço. Logo em seguida, peça para deitar e respirar profundamente contanto até 30. Pergunte depois o que seus alunos sentiram fazendo essa atividade e discutam o quanto é importante relaxar de vez em quando.


A caixa mágica da esperança

Objetivo: trabalhar e incentivar o sentimento de esperança

Materiais necessários: uma caixa, escrever uma letra em cada folha da palavra esperança e deixar misturada, para que possam formar a palavra. (você pode fazer várias caixas e dividir os alunos em grupos, também pode trocar caixas por pastas)


Orientação: entregue a caixa para os alunos, peça para que eles descubram a palavra que será formada. Peça para que os alunos falem sobre o que entendem com esperança, o que

gostariam de vivenciar mais na escola, como espera que seja no futuro. Pode ainda solicitar que façam um poema ou um cartaz sobre a caixa mágica da esperança.


120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo