3 fatos que aprendi trabalhando com educação

A gente entra na educação para transformar e acaba sendo transformada.



A primeira coisa que aprendi trabalhando com a educação é: o óbvio também precisa ser dito. Já aconteceu com você de pensar em recursos e ferramentas diferentes em sala de aula, mas o mais simples é o que mais chama atenção?


Ou as vezes, pensar "isso eu nem preciso falar, eles já sabem", e você acaba sendo surpreendida, que precisa descrever e explicar coisas que pra você são bem óbvias. Então, como professora o óbvio precisa ser falado (muitas vezes inclusive).


Vejo muitos professores decorarem a sala do seu jeito, pensarem e organizarem projetos criados da “sua própria cabeça”, sem a participação ativa dos alunos.


Peça a opinião deles, deixem eles guiarem o caminho do aprendizado, perguntem como eles gostariam de aprender, estimule eles a terem autonomia e um olhar crítico.


A aprendizagem é ainda mais divertida quando os alunos deixam de serem apenas passivos neste processo, e passam a ter voz e mãos ativas em todo o caminho. Isso pode te surpreender, e esse é o segundo fato.


O terceiro fato é: nenhum professor salva um aluno. Você contribui, marca, ajuda, mas se não houver o interesse e a atitude de mudança por parte do aluno, esse processo não acontece. Seu papel é transformar a vida de muitas pessoas através do conhecimento, mas não cabe a você salvar ninguém, entende?


Cuidado com papéis ou funções que não cabem a você desempenhar. Compreender o seu papel e importância, é fundamental para que flua bem em todos os sentidos.


E agora me conta, quais foram os 3 fatos que mais te marcaram trabalhando com a educação? Tenho certeza que você tem muita coisa para compartilhar!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FALE COMIGO!


(11) 91143-6043

carolinagarciaadm@hotmail.com

CAROL GARCIA PSICÓLOGA © 2021.

Criado por Alma Studio.