3 medidas práticas para ter mais disciplina em sala de aula

O sonho de todo professor é ter uma sala de aula tranquila para que você possa desenvolver todas as atividades propostas e assim, ter um melhor aproveitamento e rendimento da sua matéria, não é mesmo? Acontece que nem sempre é assim.



Os alunos são peritos em perceber o seu estado de espírito, e também, são influenciados por ele. Se você ficar nervoso, passará isso para os alunos, que por sua vez também se sentirão nervosos e ansiosos.


Então, fique calmo. Fale em voz baixa e procure agir sempre com naturalidade. Evite ao máximo os gritos, que evidenciam descontrole emocional e não resolvem os problemas.


Por isso separei dicas práticas para você implementar no seu dia a dia em sala de aula para ter mais disciplina:


1. Defina 5 regras centrais da sala

Além de explicar, dê exemplos, faça demonstrações. Faça um cartaz e deixe em um lugar visível para os alunos sempre olharem. Peça também para que todos assinem, mesmo se não souberem escrever, você pode passar tinta na mão deles e pedirem para carimbarem o cartaz como forma de compromisso com as regras estabelecidas.


2. Escute seus alunos e peça a opinião deles

Diversifique as atividades e a sua metodologia de ensino. Os alunos também podem sugerir atividades que gostaria de realizar, brincadeiras educativas ou temas para debates. (Esse é um dos passos da metodologia ativa, onde os alunos se sentem parte do processo)


Não os subestimem nesse quesito, estimule-os a contribuir! Apesar das aulas hoje serem mais passivas do que ativas, pedindo a contribuição dos seus alunos, além de criar novas maneiras de ensino-aprendizagem, você terá mais engajamento dos seus alunos em sala de aula!


3. Utilize a música como recurso

Por exemplo, uma música calma no início da aula ou na volta do intervalo. Particularmente, gosto muito dos sons da natureza (você tem esse recurso gratuito no aplicativo spotfily).


Ou ainda, determine uma música para que quando houver muito barulho e você começar a cantar, todos devem cantar juntos. Vá diminuindo o tom, até que não se ouça mais e assim você pode retomar a sua aula.

Agora me conta qual você já vai colocar em prática!

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo