4 dicas para parar de procrastinar

Adiar as tarefas é contraprodutivo quando se quer otimizar o tempo e tirar o máximo de um dia. A procrastinação geralmente decorre da nossa tendência de evitar coisas que nos fazem sentir fisicamente ou psicologicamente desconfortáveis.


Inclui uma decisão de “empurrar” a atividade. Isso é feito principalmente se dedicando a outras tarefas, muitas vezes, de menor importância e mais prazerosa. E é algo mais comum na rotina do que parece, não? Porém, é extremamente prejudicial para quem quer ser eficiente.

Abaixo segue 4 dicas para lidar com a procrastinação:


1 Dê o primeiro (micro) passo para deixar de procrastinar

Fazer um pequeno primeiro movimento é uma estratégia apoiada pela ciência para vencer a procrastinação. O truque é definir uma meta baixa, completar os micro-objetivos ajuda a dar uma sensação de realização, que serve como combustível para continuar trabalhando.


2 Nomeie o problema: é mesmo procrastinação?

Clarificar o que são casos de procrastinação e o que são apenas atrasos, que têm outro sentido, facilita o processo de visualizar a prática e gerenciá-la.


3 Pratique a procrastinação estruturada

Procrastinar com estrutura envolve colocar a tarefa mais urgente e assustadora no topo da lista e acrescentar outras atividades igualmente valiosas, mas que são menos amedrontadoras.


4 Regra dos 5 minutos

A ideia é a seguinte: sempre que você precisar fazer algo que realmente não queira fazer, concorde em apenas cinco minutos, literalmente, marcar no cronômetro, fazer a atividade e depois pode parar sem culpa.



144 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo