4 habilidades para controlar a ansiedade

Você pensa demais nas atividades futuras da escola? Costuma sofrer por antecipação imaginando as coisas que podem dar errado? Tem dificuldade para dormir por pensar demais? Cuidado, você pode estar com excesso de ansiedade!


Ansiedade é uma emoção, sua base é o medo. A ansiedade faz você ter um excesso de pensamentos, geralmente relacionados a preocupações ligado ao futuro. Gera sensações físicas como boca seca, aceleração do coração, tremor e suor. A maioria das vezes que isso acontece sua vontade é de fugir.



Quais são os sintomas:

Geralmente os sintomas físicos da ansiedade são os que mais assustam e que despertam a atenção da pessoa para buscar por tratamento. Mas a ansiedade afeta o nosso corpo, mente e desempenho de várias formas:


Sintomas emocionais: tristeza, nervosismo, irritabilidade;

Sintomas fisiológicos: coração acelerado, sensação de formigamento, falta de ar, sudorese, tontura, dor de cabeça, dores musculares, insônia

Sintomas comportamentais: impulsividade, agressividade, fala acelerada;

Sintomas cognitivos: dificuldade de concentração e tomada de decisão, preocupações excessivas.


Essas são as quatro habilidades que você precisa desenvolver para controlar a sua ansiedade:


1) Autoacalmar

E para isso acontecer, a melhor técnica que existe é a Respiração diafragmática: inspira contando até 4, segura a respiração durante 2 segundos, expira contando até 6.

Controle a sua respiração e vá voltando para o momento presente.


2) Cuidar do corpo

Escolha o exercício da sua preferência e bora praticar! O coração bate mais forte durante o exercício, e também durante um pico de ansiedade. Prepara o corpo para lidar com a ansiedade.


3) Enfrentamento

Quebre o ciclo da evitação. Quando você foge da ansiedade, não resolve nada. É importante permanecer onde está e enfrentar a situação.


4) Organização

Um ditado popular diz que o seu ambiente reflete quem você é, e talvez isso seja realidade. Quanto mais bagunçada a sua mente, maior será a bagunça nos ambientes em que você vive.


Estar em um ambiente organizado possui efeitos positivos à saúde, além de auxiliar em diversos aspectos pessoais, como a proatividade, agilidade em tarefas e capacidade de tomar decisões tranquilamente.


Que tal colocar em prática essas quatro habilidades a partir de agora em sua vida? Tenho certeza que trará muitos ganhos! Comenta aqui o que você achou das dicas!

12 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FALE COMIGO!


(11) 91143-6043

carolinagarciaadm@hotmail.com

CAROL GARCIA PSICÓLOGA © 2021.

Criado por Alma Studio.