5 estratégias para controlar o estresse das aulas online

O estresse é uma reação fisiológica do corpo, que comunica que algo não está bem e que está na hora de parar um pouco. Ele pode aparecer em diversos momentos da vida e tirar a pessoa do sério. Aí está a importância de aprender como aliviar o estresse.


Sabe quando você sente seus músculos travados ou quando precisa fazer muita força para conseguir realizar uma ação simples com seu corpo? Seus músculos estão contraídos de forma involuntária, conhecido por tensão corporal, geralmente gerada por uma alta carga de estresse.


O estresse emocional – que vem das emoções – costuma ser dos mais desafiadores, porque envolve não apenas o que estamos sentindo na nossa cabeça, mas também o que estamos sentindo no corpo. Normalmente, ele vem acompanhado de ímpetos, vontades. Algumas vezes, essas vontades estão relacionadas à agressividade, irritabilidade, inquietude e isolamento.


Por isso, temos duas dicas para você. A primeira é usar o o mindfulness para, através do autoconhecimento, nomear e descrever os nossos sentimentos. De fato, depois de nomear e conhecer os seus sentimentos, fica mais fácil saber o que fazer para lidar com o estresse, e essa habilidade se chama inteligência emocional.


Por isso separei essas 5 estratégias para você lidar com o estresse das aulas online:


1.Respiração diafragmática

Inspire contando até 4, prenda o ar por 2 segundos e depois solte devagar pela boca contando até 6. Vamos repetir esse processo mais 3 vezes agora?! O melhor é que esta técnica pode ser usada em qualquer lugar e em qualquer momento.


2. Atividade física

Para ajudar a lidar com a tensão é importante você manter o corpo saudável e em movimento. Quando estamos estressados, nosso corpo entra em estado de alerta. Os músculos ficam tensionados pelo tempo que nosso cérebro julga ser ameaçador.


3. Não seja tão exigente consigo mesmo

A culpa por ter errado ou não ter concluído uma tarefa ou não ter feito-a com o capricho desejado não ajuda em nada. Além de não ser nada produtiva, nos deixa infelizes, ansiosos, tristes e angustiados. Seja gentil consigo mesmo para não alimentar o estresse. 


4. Escreva como se sente

Colocar os sentimentos no papel é um poderoso processo terapêutico que pode ajudar na solução de seus problemas. Derrame as suas preocupações, o estresse no papel, isso te trará alívio para reorganizar pensamentos e expressar os seus sentimentos. Foi com esse intuito que criei o caderno das emoções para professores.


5. Faça terapia

Na terapia você desenvolve a habilidade de identificar os fatores causadores de estresse e estratégias para lidar com eles de maneira que não afete o seu emocional.  Como o estresse apresenta sintomas psicológicos, na terapia é possível aliviá-los e recuperar a autoestima, a felicidade e a paz de espírito que você sentia antes. Clique aqui e agende a sua sessão!



141 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo