5 passos para dar aulas socioemocionais

Precisa desenvolver atividades de interação, autocontrole e disciplina, mas não sabe por onde começar?


Comece seguindo esses 5 passos:


1º Observe seus os alunos

Você deve estar pensando: "Ok, isso eu já faço". Mas o meu convite agora, é você investigar melhor os sentimentos dos seus alunos. Preste atenção nos detalhes, no que não é falado, faça anotações.


2º Descubra sentimentos e comportamentos conturbados

Pergunte para seus alunos: "O que você está sentindo?"; "O que está te preocupando?"; "Em que posso te ajudar?"


Esteja próxima de seus alunos, deixe claro para eles que podem contar com você. Mergulhe fundo e veja quais são os sentimentos dos seus alunos.


3º Trace uma característica comum dentre esses sentimentos e comportamentos

Se você tem uma sala muito agitada, com alunos que não conseguem prestar atenção, que tal realizar exercícios de meditação no início da aula?!


Se a questão é a falta de respeito, você percebe que muitos alunos falam palavrões, pegam materiais dos outros sem autorização, não respeitam as regras, que tal fazer um projeto sobre respeito?!


4º Defina a necessidade do grupo, isto é, a competência socioemocional que ele necessita construir para suprir essa deficiência

Agora que você já observou seus alunos, identificou os seus sentimentos, está cada vez mais próxima deles, defina qual será a competência a ser desenvolvida. Foque nela durante um semestre.


5° Planejamento e execução de atividades

Chegou a hora de realmente fazer acontecer. Pegue papel e caneta, faça um mapa mental. Pense em tudo o que você pode desenvolver com os seus alunos. Pesquise, converse com outros professores. Faça o planejamento das suas aulas incluindo as atividades.


E lembre-se: a educação se dá por repetição!


Bônus: Comece por você!

Se observe, veja quais habilidades precisa desenvolver e aprimorar, faça um plano de ação com atividades para você realizar! Você é o exemplo em sala de aula, se cuide e evolua cada dia mais!




126 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FALE COMIGO!


(11) 91143-6043

carolinagarciaadm@hotmail.com

CAROL GARCIA PSICÓLOGA © 2021.

Criado por Alma Studio.