Agilidade emocional em sala de aula

Você alguma vez entrou em sala de aula e achou que não daria conta? Já perdeu o controle? Já se sentiu cansada mentalmente? Se você anda se sentindo assim, a agilidade emocional vai te auxiliar a lidar com todas essas questões.


Agilidade Emocional é a habilidade de reconhecer e aplicar as experiências pessoais (boas e ruins) de maneira mais consciente e produtiva.

É um conceito prático sobre como as pessoas podem ser mais eficazes diante das mudanças atuais e, ainda, sobre como lidar com um mundo mais instável.


Pessoas que são emocionalmente ágeis, são mais resilientes e conseguem se adaptar, implementando pequenos ajustes que as conduzem não apenas ao sucesso, mas também, a felicidade.

Para isso, propõe a aplicação de quatro premissas:



1. Em vez de ignorar pensamentos e emoções difíceis, ou enfatizar o “pensamento positivo”, deve-se encarar pensamentos, emoções e comportamentos com curiosidade e gentileza.


2. Desconectar-se (ver de fora) pensamentos e emoções e percebê-los pelo que são, ou seja, simplesmente pensamentos e emoções — e não fatos consumados.


3. Entender que valores pessoais não são ideias abstratas mas, sim, o verdadeiro caminho para a força de vontade, a resiliência e a eficácia.


4. Pequenos ajustes mentais podem fazer uma diferença poderosa. A ideia é encontrar o equilíbrio entre desafio e competência.


Além de praticar, você pode ensinar os seus alunos a praticarem os 4 passos e assim, lidarem melhor consigo mesmo e com os outros colegas.


Quer saber mais sobre agilidade emocional e como ela pode fazer a diferença na sua vida tanto dentro da sala de aula como fora, conheça o meu curso online agilidade emocional para professores.

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FALE COMIGO!


(11) 91143-6043

carolinagarciaadm@hotmail.com

CAROL GARCIA PSICÓLOGA © 2021.

Criado por Alma Studio.