Aulas online: como manter a saúde mental

Estamos vivendo tempos difíceis, não tem como negar. Cobranças, adaptação ao mundo virtual, muitas reuniões, pais estressados. A grande pergunta que não quer calar é: como cuidar da saúde mental?


Este artigo tem como objetivo ser um abraço cuidadoso em todos os professores, em quarentena, que estão se dedicando arduamente para levar o conhecimento aos seus alunos, manter o vínculo e estão se reinventando!


Tenho percebido devido aos atendimentos psicológicos que a ansiedade aumentou, então vamos conversar um pouco mais sobre essa questão. Mas antes de tudo, você já fez o meu mini curso saúde mental do professor na quarentena? Se ainda não, clique aqui e assista todas as aulas e baixe o material!


Então vamos a algumas orientações:


O antídoto da ansiedade é se acalmar com técnicas de respiração e de relaxamento, organização, praticar exercícios físicos e enfrentar as situações que te causam medo. Além dessas questões, é importante que você:


1. Tenha uma rotina

Nesta altura da pandemia, é bem possível que você tenha criado o seu ritmo. Mas vale a pena ressaltar: tenha horários para dormir, acordar, trabalhar e comer. Faça pausas entre uma atividade e outra, tenha uma lista de afazeres do seu dia.


2. Pratique meditação

Além de ter o poder de trazer mais tranquilidade para a nossa vida, a meditação ajuda a melhorar a nossa inteligência emocional. Com a mente calma, conseguimos enxergar as situações com mais clareza e não nos deixamos abalar por coisas pequenas que acontecem no dia a dia. Indico o aplicativo lojong, se permita experimentar e sentir os benefícios da prática da meditação.  


3. Descanse nos finais de semana

Descansar é uma necessidade. O trabalho da escola é como uma bola de neve, sempre vai ter e você deve se acostumar com isso. Por isso, se permita ter momentos de relaxamento: dormir, cuidar do corpo, assistir filmes e séries, praticar um hobby, ligar para pessoas especiais... Não esqueça de planejar e pensar em quais atividades você irá fazer no próximo final de semana!


4. Saiba dizer não

O quanto você tem falado sim, quando na verdade gostaria de dizer não? Veja essas dicas de como dizer não. Você não pode abraçar o mundo, isso é um fator crucial para a sua saúde mental, nem tudo está ao seu alcance.


5. Pratique a autocompaixão

Muitas vezes somos bondosos e gentis com os nossos alunos, com os outros. E como você tem se tratado? Que tipo de linguagem você tem utilizado com você? Se acolha e se trate com mais cuidado e carinho. Você está fazendo tudo o que é possível, não se exija tanto!


Você não está sozinho! Venha fazer parte do Grupo terapia para professores e lidar melhor com os seus sentimentos, com as cobranças e a sua ansiedade!

95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo