Como lidar com o cansaço mental na quarentena

Ultimamente se sente impaciente, irritado, com os nervos a flor da pele, qualquer coisa é a gota d’agua? Você as vezes perde a concentração até mesmo para fazer as coisas mais simples? Fica perdido e é como se a sua mente não tivesse capacidade de focar em absolutamente nada? Sente que está mais irritado e que está perdendo a paciência facilmente? Acontece com você?

Isso tem a ver com o acúmulo de coisas para fazer e sua nova rotina gravando vídeo aulas está sendo desgastante e intensa. A lista de tarefas de um professor é interminável e é necessário buscar equilíbrio entre escola e outros afazeres, sempre focando na atividade que está desenvolvendo no presente.


Fora isso, há também um problema moderno: não conseguir se desconectar do celular. Esse fluxo constante de informação aumenta a sensação de desgaste. É como se estivéssemos ativos 24 horas por dia, sobrecarregando nossa mente ainda mais.

Estamos passando por um momento muito difícil, onde não conseguimos ter estratégias para lidar com os aspectos externos, não controlamos a pandemia, o que está acontecendo. Talvez você tenha sido sequestrado mentalmente e tenha surgido a sensação de impotência.


Quanto mais cansado mentalmente, menos a gente tem capacidade de desenvolver soluções para a vida. Mas conseguimos ter estratégias para lidar com os nossos aspectos internos e regular as nossas emoções. Separei 3 dicas simples para você, que vai te ajudar a lidar com o cansaço mental:


1) Organize a sua mente

Crie uma rotina, faça listas de tarefas e lembre-se: o corpo precisa descansar! Dormir bem é fundamental para o nosso bem-estar psíquico, emocional e cognitivo. Antes de dormir, largue o celular. O uso do celular na cama torna sua mente agitada e dificulta o relaxamento necessário para que você inicie o sono de forma tranquila.


2) Micro intervalos

Crie o hábito de fazer pequenos intervalos durante o dia. Mesmo que durem apenas 10 minutos, estes momentos são reparadores e aliviam o estresse. Neste tempo, distraia-se – de preferência sem o celular.


3) Se movimentar

O exercício melhora sua disposição geral e a qualidade do seu sono. Faça 15 min mesmo se estiver sentindo cansado, escolha uma atividade que você goste e pratique.


Quando o cansaço mental é prolongado, ele pode te levar a desenvolver a Síndrome de Burnout. É um estado de exaustão severa, que afeta o corpo, a capacidade de raciocínio, a qualidade do sono e até a libido. Então cuidado! Agora me conta qual será a dica que você colocará em prática ainda hoje?

383 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo