Como não absorver os problemas dos alunos

Recentemente assisti um episódio da série Segunda Chamada, que mostra o dia a dia dos professores e a sua realidade quando o assunto é: envolvimento emocional.


Professores são envolvidos e envolventes com muitas histórias, todos os dias. É lindo, mas desgastante também. Aqueles que não sabem separar e colocar limites neste envolvimento, acabam se prejudicando emocionalmente.


Cuidado se você é um professor esponja, que absorve muito os problemas dos seus alunos e dos seus colegas de trabalho!

Pensando em você, separei essas 3 dicas práticas para você lidar melhor com todas essas questões:



1. Não assuma uma responsabilidade que não é sua

Ajude, faça o que você puder. Converse com o aluno, com os pais se for o caso. Mas cuidado ao assumir responsabilidades que não são suas. Dê aos seus alunos apoio e suporte, mas são eles que devem carregar as suas próprias dificuldades da vida. Cabe a você auxiliar, oferecer conselho e perspectivas que eles possam usar para se tornarem melhores, cabe a eles lidarem com todos os seus impasses.


2. Não se sinta culpada

Sabe quando você passa por uma situação e, se arrepende ou se sente culpada por qualquer motivo? Então muito cuidado!


Você está na educação para ajudar na transformação dos seus alunos, mas você não é um herói ou uma super heroína. Não se sinta culpada por coisas e situações que fogem do seu controle.


O nosso cérebro tem uma grande capacidade de “flexibilidade”, ou seja, quanto mais nos engajarmos em novos pensamentos e comportamentos, maior a força de criar novas conexões no cérebro. Por isso, não se prenda a culpa, com certeza você fez tudo o que podia e estava ao seu alcance.


3. Tenha momentos só seus

É muito comum um professor não ter um hobby, visto que as atividades docentes ocupam um bom tempo e espaço na sua mente. Mas é fundamental você canalizar todas essas questões e focar um pouquinho do seu tempo em você. Para que volte com as forças renovadas e tenha momentos em que não pense somente em seus alunos e nas demandas da escola.


E se você se interessa por ajudar ainda mais os seus alunos e a lidar com essa difícil tarefa de separar contexto escolar da sua vida pessoal, conheça o meu curso online agilidade emocional para professores!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FALE COMIGO!


(11) 91143-6043

carolinagarciaadm@hotmail.com

CAROL GARCIA PSICÓLOGA © 2021.

Criado por Alma Studio.