Como organizar melhor o seu tempo

Como você organiza o seu tempo? Tem conseguido fazer tudo o que se propõe diariamente? Você costuma procrastinar ou consegue aproveitar bem o seu tempo? Divide bem as diversas atividades e funções que exerce ou ainda sente que falta tempo em sua vida?


Quanto tempo você leva para desenvolver as atividades e os planejamentos da escola? Você consegue apreciar e aproveitar o seu dia ou tem a impressão de que vive correndo?


Saber organizar bem o seu tempo é fundamental para o seu bem-estar e trabalhar mais horas não significa render mais. E isso já deve ter acontecido com você. Ficou horas e horas sentado, pensando e estruturando uma aula ou prova, mas teve a impressão te ter produzido e rendido pouco.


Isso acontece porque o corpo e a mente passam a trabalhar de forma mais lenta quando estão cansados, e você começa a não render de maneira produtiva, por isso é importante dormir bem e fazer pausas durante suas atividades.



Com a mudança de pequenos hábitos, é possível gerenciar melhor o tempo. Para que isso aconteça é importante que você tenha disciplina, comprometimento e foco.


Organize o seu ambiente de trabalho: diminua as distrações visuais, mantenha uma mesa de trabalho limpa e com pouca informação. Isso te auxilia a focar mais naquilo que exige sua atenção contínua.


Liste suas tarefas e separe-as por prioridade. Ainda hoje mantenho esse hábito, no papel mesmo, mas hoje existe várias ferramentas e aplicativos que podem te auxiliar. Mas percebia que era fundamental fazer listas e prioridades quando fui professora.


Como não tinha muito tempo durante a semana, anotava todas as atividades, aulas que tinha que desenvolver, trabalhos que tinha que corrigir, projetos para estruturar, exatamente tudo o que tinha que fazer.


Separava um dia do meu final de semana (sempre fui mais produtiva a noite e é importante você conhecer qual é o melhor horário para você). Dividia as tarefas por tempo como se fosse pequenas metas, e naquele tempo focava no que tinha que ser feito.


É importante também que você entenda seus limites, tenha consciência de que não é possível fazer tudo e que não existe nada de errado nisso. Saiba dizer não e delegar tarefas.


De nada adianta tentar ser extremamente produtivo, se isso significa não dedicar um tempo para você mesmo. Reservar um tempo livre é essencial para assegurar a sua saúde mental e estabilidade emocional.


E lembre-se: use o seu tempo sempre com sabedoria, ele não volta mais.



142 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FALE COMIGO!


(11) 91143-6043

carolinagarciaadm@hotmail.com

CAROL GARCIA PSICÓLOGA © 2021.

Criado por Alma Studio.