Como trabalhar as emoções em sala de aula

Será que você professor, percebe a importância das emoções no processo de desenvolvimento do ser humano?


A escola não é a preparação para a vida, mas é a própria vida do aluno.

Trabalhe os sentimentos em sala de aula, pois como diz Rubem Alves: “Aquilo que está escrito no coração não necessita de agendas porque a gente não esquece. O que a memória ama fica eterno.” Talvez seja esta a chave para o sucesso que tanto almejamos na área de educação.






















Ao iniciar o processo escolar, a criança deve ser levada a perceber seus sentimentos e a falar sobre eles, assim como aprender a ouvir e respeitar os sentimentos dos demais.


É possível alfabetizar-se emocionalmente na escola por meio de dinâmicas e projetos que abordem temas relacionados a limites e resgastes de valores. Por isso separei aqui duas atividades para você desenvolver com os seus alunos:


Reconhecendo as emoções

Coloque os alunos sentados em círculo e mostre figuras de rostos que demonstram emoções distintas. Peça às crianças que digam o que acham que cada um está sentindo. Em seguida, brinque de imitar as fisionomias de cada figura. Fotografe os alunos com as expressões variadas.


Ainda utilizando as figuras, instigue seus alunos a imaginarem o que aconteceu com cada personagem: Por que será que ele está chorando? O que aconteceu? E esta, por que está sorrindo? E este outro será que está com medo?


Aproveitando o gancho das imagens, permita que os alunos falem de seus sentimentos: Quando vocês choram? E quando sorriem? E quando sentem medo? Alguém, já sentiu raiva? Quando? De forma lúdica, ouça as ideias e os relatos dos alunos incentivando para que todos se expressem.


Exercitando carinho

Com os alunos sentados em círculo, passar entre elas um bichinho de pelúcia, ao qual cada um deve demonstrar concretamente seu sentimento. É importante que você fique atento a manifestações verbais dos alunos. Após a experiência, todos são convidados a fazer o mesmo gesto de carinho no amigo que estiver sentado ao seu lado.


E lembre-se, só podemos trabalhar sentimentos nos outros se estamos dispostos a lidar e refletir sobre os nossos próprios!


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FALE COMIGO!


(11) 91143-6043

carolinagarciaadm@hotmail.com

CAROL GARCIA PSICÓLOGA © 2021.

Criado por Alma Studio.