Dicas para professor em início de carreira

Você sentiu que ao longo da graduação, você foi preparado para conhecer sobre a legislação em Educação e para pensar e questionar as suas práticas de ensino. Porém, sentiu falta do aprendizado prático?



É comum que os sentimentos que permeiam o início de carreira sejam ansiedade, medo e insegurança. Ansiedade por ter o excesso de preocupação; “Será que os alunos vão gostar de mim?” “Vou dar conta?”; “E se eu pegar uma sala bagunceira e difícil?”, são muitas dúvidas e anseios quando começa, porque é tudo muito novo.


O medo acompanha a ansiedade, medo de errar, de falar algo errado, de não saber como fazer, medo da falta de experiência. E aí vem a insegurança também pra somar esse combo, mas calma, tudo tem solução, e aqui vou dividir algumas dicas pra você, que está iniciando na carreira docente.


Primeiro, cuidado com pensamentos negativos, você se formou e se preparou para esse momento, muitas coisas você vai aprender no caminho, faz parte. Aconteceu algo de errado? Aprendizado.


A segunda dica é: conheça os seus alunos. Observe a sala, quem é o líder da turma, quem são os mais quietos... faça perguntas, se aproxime deles, entenda os seus comportamentos, isso facilitará o vínculo e o bom andamento de suas aulas.


Terceira dica é planeje bem suas aulas, mas cuidado com o replanejamento. Prepara-se para o inesperado, tenha sempre um plano B. Foque no objetivo das atividades e como irá conduzi-las. Uma boa aula, parte de um bom planejamento.


Busque sempre aprender. A educação é transformadora, por isso é necessário a busca constante de aperfeiçoamento, através de cursos, vivências, leituras, conversas com profissionais experientes.


No final de cada dia ou ao final de cada semana, além do planejamento semanal, faça uma autoavaliação, pontue o que foi positivo e você pode repetir mais vezes e o que foi negativo e deve ser repensado ao executar nas próximas aulas.


E lembre-se há sempre muito amor e dedicação ao ser professor, vá e quando estiver em sala de aula mergulhe fundo na arte de ensinar.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo