Educação 4.0



Quadro preenchido, alunos em fileiras e livros abertos: essa ainda é a situação padrão quando se pensa em escola, mas sua eficácia já não é mais a mesma há décadas.


A Educação 4.0 surge para acompanhar as demandas do mercado de trabalho. É um fenômeno que foca não apenas em o que é ensinado, mas na maneira como é ensinado. O modelo é baseado em solucionar problemas, em especial os problemas do futuro. E demanda uma mudança na abordagem do ensino.


Ela prioriza a experiência prática e experimentação dos alunos, assim como a realização de projetos que permitam que eles coloquem a mão na massa. Logo, criatividade, empatia e empreendedorismo são habilidades fundamentais a serem desenvolvidas nessa nova ordem.


Na educação 4.0, o aluno é o protagonista. Por isso, em vez de detentor do conteúdo, o papel do professor deve alternar-se entre as figuras do mediador, facilitador e mentor, permitindo assim que os jovens estejam no centro de seu próprio processo de aprendizagem.


Veja algumas dicas para colocar em prática na sua sala de aula:

- Mais mão na massa menos aulas expositivas

Crie experiências de aprendizado por meio de projetos e aplicações práticas.


- Faça mais perguntas ao invés de fornecer respostas prontas

Estamos acostumados a fornecer as respostas quando os alunos possuem dúvidas. Aqui, devolva a pergunta. Instigue-os a pesquisarem sobre o assunto e encontrarem as respostas de forma independente.


- O foco não é a matéria em si ou o que é ensinado, mas como isso é ensinado

Seu foco entanto deve ser no desenvolvimento dos seus alunos. Estabeleça quais são os objetivos a serem alcançados na disciplina e como fará isso. Realize pesquisas, peça a participação dos alunos e crie novas alternativas de ensino.


- Desenvolva as competências socioemocionais

É um erro associar a educação 4.0 somente com tecnologia, ela vai muito além do uso de computadores e outros recursos. Ela está relacionada com a formação do aluno para lidar melhor com adversidades, com as outras pessoas, além de potencializar a criatividade.


Esse é um desafio para você professor! A questão aqui é se reinventar!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

FALE COMIGO!


(11) 91143-6043

carolinagarciaadm@hotmail.com

CAROL GARCIA PSICÓLOGA © 2021.

Criado por Alma Studio.