Educação emocional para adolescentes

Eu trabalhei com adolescentes durante um longo período, conheço bem suas complexidades, gostava muito dar aulas para essa idade, apesar de ser um tremendo desafio.


De início, quero te indicar dois livros que podem te auxiliar neste processo de educação emocional para adolescentes: As 6 decisões mais importantes que você vai tomar na vida e Como agir com um adolescente difícil?


Um fator determinante para ter uma inteligência emocional estruturada é desenvolver o autocontrole. Não ser impulsivo e saber controlar as emoções permite uma clareza maior de ideias e uma definição de ações com mais bom senso e condizentes aos relacionamentos sociais.


Mas como ensinar isso para um adolescente? Eles são pura emoção e bem menos razão, não é verdade? Comportamentos impulsivos para eles não são ocasião, são rotina.


Mas como trabalhar isso em sala de aula?


- Faça projetos e envolva outras gerações

Pode ser realizado projetos com crianças ou idosos em lares. Além de proporcionar uma experiência marcante para os seus alunos, eles terão a oportunidade de ter empatia e praticar o diálogo com outras pessoas.


- Ensine-o a pensar sobre suas emoções

Não é fácil para um adulto controlar as emoções em um momento de impulsividade. Para um adolescente é quase impossível. Por isso, estimule seus alunos a refletirem sobre situações que já passaram e como eles reagiram a elas.


Talvez, em uma situação semelhante que venha a enfrentar no futuro, ele consiga ter uma reação mais moderada ou até mesmo totalmente diferente.


- Estimule o pensamento crítico

Incentive seu aluno a ouvir diferentes lados de um mesmo assunto.  Ele vai desenvolver uma opinião própria sobre o tema e isso é fundamental para que ele saiba respeitar as diferenças sem deixar de se posicionar.


Um adolescente que tenha uma visão mais abrangente das diferentes partes envolvidas se tornará um adulto mais maleável, mas que saberá se manter firme em seus propósitos e valores.


- Utilize jogos, recursos e rodas de conversas

Prender a atenção de adolescentes não é fácil, por isso criei o kit que tem o jogo das emoções, jogo da empatia e muito mais! Clique aqui para saber mais!

119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo