Guia emocional: volta às aulas

O retorno às aulas presenciais, ainda que parcialmente, é uma ideia que já bate à porta da maioria das escolas e vem tirando o sono de educadores, pais e alunos. Como será esse reencontro? Serão muitos os desafios.


independentemente de como foi para cada um, esse momento de isolamento deixa marcas que precisam ser vistas, acolhidas e, cuidadas.


1. Acolhimento


Será importante escutar quais são as suas principais ansiedades e de seus alunos e encontrar maneiras de acolhê-las. Quando falamos em acolhimento, falamos também de coletar afetos, sentimentos e emoções, bem como de partilhá-los, tendo em vista que o sentimento que afeta uma pessoa, na verdade, afeta a todos.


Promova a prática do autodiálogo e do autocuidado e ajude no mapeamento de suas emoções e sentimentos. Os alunos retornarão com uma imensa necessidade de falar, comunicar, expressar pensamentos, emoções e sentimentos!


Oportunize espaços para diálogos, debates de ideias e pensamentos, partilhas e acolhimento emocional. Ajude seu aluno a reconhecer seus sentimentos e emoções! Valorize a alegria do encontro!


Clique aqui e veja 5 dinâmicas para fazer na sua sala de aula pós pandemia

2. Novos combinados

Estabeleça novos acordos com os seus alunos, combinados como manter a máscara no rosto, passar álcool em gel nas mãos, evitar o contato com os outros colegas.

Os combinados devem ser claros e ficar disponível para os alunos sempre se recordarem.


3. Mural quarentena

Crie um mural, peça para que coloquem ali os seus sentimentos, imagens, lembranças e momentos especiais vividos na quarentena.


4. A carta secreta dos sentimentos

Cada aluno escreverá uma carta secreta com limão ou leite, colocando palavras, sentimentos e todas as emoções que tiveram quando estavam em casa, na quarentena, e as que estão sentindo no retorno às aulas presenciais.


Em seguida, farão a seguinte reflexão: é importante descobrir e desvendar esses sentimentos que estamos guardando. Muitas vezes, vamos precisar contar o que sentimos para alguém que confiamos, não podemos guardar esses sentimentos só para nós. Sugira que os alunos entreguem esta carta a alguém em quem confiem.


5. Boneco de bexiga

Para esta atividade, você vai precisar de: bexiga, funil, areia ou farinha, barbante, canetinha e materiais para enfeite.

Com o auxílio do funil, os alunos devem encher a bexiga com farinha ou areia. Depois é só amarrar e passar o barbante em volta para fixar mais. No dia da atividade, os alunos serão desafiados a darem uma personalidade ao boneco de bexiga, fazendo um rosto, colando cabelo, fazendo uma casinha, entre outras possibilidades criativas.


Agora os alunos terão a missão de cuidar do boneco por uma semana, levando-o para todos os lugares que forem nesse período. No final da semana, o professor irá realizar uma conversa, levando seus alunos a refletirem sobre a importância do cuidar e ser cuidado. Professor, pergunte aos alunos se o boneco ainda está saudável. Caso não esteja, questione os motivos. Esses questionamentos são essenciais para uma reflexão sobre compromisso e responsabilidade.


Professor, esteja aberto ao que está por vir, saiba lidar com os imprevistos, faça exercícios de respiração, cuide de você e que você tenha um ótimo retorno na volta às aulas.


Para ter acesso a mais dinâmicas e atividades clique aqui e adquira o livro Competências Socioemocionais em sala de aula!

105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo