Passo a passo para empreender na educação

Vamos pensar a educação além da sala de aula!

Se você já sentiu vontade de dar workshops, palestras, aulas particulares, vender um produto relacionado a sua área de formação, e não sabe por onde começar, leia até o final!


Passo 1: Entender a educação como um negócio

Provavelmente você não aprendeu sobre empreendedorismo na sua graduação, essa é uma grande falha de muitas formações. Diversas teorias fizeram parte da sua realidade, você sente que pode mais, tem aquela sensação de saber muita coisa, mas não sabe ao certo por onde começar. Você já sentiu isso?


Esse primeiro passo é realmente compreender que a educação vai além da sala de aula e que você pode acompanhar esse ritmo. Entenda como o seu momento de olhar para você e para a sua carreira, o que você almeja? Será que está na hora de um novo desafio?

Passo 2: Definindo o seu Nicho

O nicho é um grupo de pessoas com problemas específicos, problemas que você sabe como resolver.


Quem são as pessoas que você vai ajudar com seu trabalho, e o que você vai melhorar na vida delas? Qual o grupo de pessoas ás quais você vai dedicar seu trabalho, e que tipo de resultados você vai oferecer a elas?


Qual é o seu público? Exemplo: vamos supor que você é professora de matemática e o seu nicho é facilitar a aprovação do ENEM. Aí você irá oferecer aulas particulares (online e presencial) e também um e-book com 100 exercícios explicativos que ajudarão os adolescentes a irem bem na prova.

Passo 3: Pensando em produtos e serviços

Você pode fazer/criar:

· Workshop

· Palestra

· Eventos (mesa redonda, encontro de educadores)

· Youtuber

· Escrever um livro

· Ajudar a escrever livros (se você é professor de redação)

· Elaborar um produto (apostilas, brinquedos pedagógicos...)

· Aulas particulares (presenciais ou online)

· Grupos de estudos

· Oficinas infantis

· Cursos (presenciais ou online)

· Consultoria

· Preparação para o ENEM

· Revisar livros (se você é professor de redação)

Professor, quais outros produtos ou serviços você pode oferecer?

Passo 4: Utilizando as mídias sociais a seu favor

Você já pensou em um nicho, nos produtos e serviços que pode oferecer. Agora é hora de planejar como e onde irá divulgar o seu trabalho, e a única formar de tornar o seu trabalho conhecido é fazendo divulgação.


A lógica do marketing digital: ao começar, você deve pensar em construir um relacionamento com as pessoas. Gere tanto valor (grau de benefício percebido pelo cliente por toda a sua experiência que você proporciona a ele), que elas se tornem dispostas a pagar para ter o seu produto ou o serviço indicado por você.


Primeiro você vai gerar valor para depois fazer uma venda. Mostre como você pode ajudá-lo. Por exemplo, você pode fazer um e-book com 50 atividades, e além dessas postar nas redes sociais para que as pessoas conheçam o seu trabalho e fiquem com vontade de obter o seu produto.


Passo 5: Tenha um mentor

O mentor é alguém que tenha experiência e vivência na área que pode te auxiliar no seu negócio, um guia que usa de sua vivência para dar os melhores direcionamentos. É preciso que você, como mentorado, faça o exercício de ouvir e assimilar bem todas as dicas que o seu mentor lhe der.


A mentoria irá te ajudar a alcançar as suas metas de maneira mais específica, já que os conselhos do mentor serão focados em seus objetivos.


Tenho auxiliado muitos professores que querem empreender e não sabem bem por onde começar, se esse for o seu caso, me envie uma mensagem! Será um prazer te ajudar!

99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo