3 exercícios de autoconhecimento para praticar

Atualizado: 13 de Dez de 2019

Antes mesmo de falar do conceito, deixa eu explicar o porquê é tão importante se autoconhecer. Quem não se observa, não sabe o que sente, não se conhece, está mais sujeito a estar no fundo do poço, porque quando se dá conta, está levando a vida tão no automático e colocando tudo como prioridade, menos você.



O autoconhecimento tem como objetivo identificar padrões de pensamento e hábitos pessoais e, a partir disso, permitir que você consiga melhorar suas respostas comportamentais e tomadas de decisão. O que começa dentro da sua mente, reflete no exterior.


Se autoconhecer ajuda a mapear o que você está sentindo e identificar antecipadamente os sintomas para prevenir algo mais grave.


Não é algo que se aprende na escola, as vezes nem mesmo com os mais próximos. Se adquire com o tempo e as experiências vividas, é sempre um processo que não tem fim, pois estamos sempre em constante aprendizado e mudanças.


A forma como você se comporta e responde a situações externas é regida por processos mentais internos e conseguir identificá-los e compreendê-los é essencial para ter uma vida mais saudável e equilibrada.


Pode parecer que quando falamos sobre autoconhecimento estamos falando só em nós mesmos. Mas no fundo, quando falamos sobre autoconhecimento, precisamos pensar a partir de duas perspectivas: da nossa e da dos outros que estão a nossa volta.


Existe o que a gente é e o que a gente consegue transparecer para os outros. É muito importante olharmos para esses dois lados. Aquilo que eu sou, eu consigo transmitir para as pessoas? É importante você entender onde está hoje e onde quer chegar, sem esquecer do seu passado.


O autoconhecimento pode ser comparado com um iceberg, aquilo que conseguimos visualizar ou demonstrar são compostos por comportamentos e características. Mas o mais importante, o mais sólido, é o que fica embaixo da água, ou seja, são os nossos valores, princípios e crenças.

Em meio a tantas exigências como professor, espera-se que ele saiba lidar da melhor forma com os seus alunos, e o primeiro passo é saber lidar consigo mesmo.


Exercícios de autoconhecimento:

1) Escreva sobre as suas crenças e os seus valores

Você verá que não é tarefa fácil, faz refletir. Você tem isso claro e registrado?

2) Crie atividades reflexivas

Vivemos um dia a dia focado no que temos que fazer. Focado em tudo o que está fora de nós. A autorreflexão pode ser praticada através de atividades como meditação, yoga ou a escrita.

3) Solicite feedbacks

Todos nós temos pontos cegos em nossos padrões de pensamento e comportamento. Pedir feedback regulares pode ser útil e construtivo para que sua força de autoconhecimento seja desenvolvida também com base em visões externas e diferentes.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo