Transição de carreira

Se você perdeu o interesse pela sala de aula ou tem pensado cada vez mais em ocupar posições diferentes, empreender, ou até mesmo partir para outra área, seja por questões financeiras ou pessoais, saiba que fazer uma transição de carreira requer não apenas coragem, mas muito planejamento e motivação.


Não importa quantos anos você tem, quantas vezes você recomeçou, quantos anos está dando aula, não tenha medo das mudanças. Por isso, neste texto separei 5 dicas que são essenciais se você busca essa transição:


1) Autoconhecimento

Em um momento de transição de carreira é importante ter em mente quais são suas competências, características, habilidades, comportamentos e personalidade.


Mais do que isso, é indispensável saber o que te faz feliz e que tipo de pessoa você se orgulha de ser. Depois de mergulhar nessa fase de autodescoberta descubra como você pode usar cada uma dessas informações em sua vida profissional.


2) Converse com pessoas que fazem o que você gostaria de fazer

Pode ser bastante produtivo procurar alguém que já trabalhe na área em que você quer entrar e entender as dificuldades, o início, o que é preciso ser feito. Isso pode te ajudar a entender se é realmente o que você está buscando.


3) Faça uma reserva financeira

Fazer uma reserva financeira, deve ser uma de suas prioridades, uma vez que optando por começar de novo você certamente sofrerá instabilidade neste quesito, então esteja preparado.


4) Invista em cursos e formações

Para mudar de carreira, é preciso se dedicar a investir em conhecimento técnico e requisitos para esse novo trabalho. Quer dar aulas particulares? Invista em cursos de empreendedorismo e marketing digital. Quer partir para outra área? Veja quais cursos são necessários.


5) Faça um plano de ação

Depois de decidir sobre a nova direção, fracione as ações em passos menores. Essa é uma maneira muito inteligente de ver a mudança acontecendo mesmo antes da transição completa ocorrer.

  • defina seus objetivos a curto, médio e longo prazo;

  • analise suas competências e veja se elas são compatíveis com a profissão pretendida;

  • identifique suas limitações e saiba quais barreiras você está disposto a quebrar para obter o sucesso;

  • avalie o que deve ser priorizado em sua vida.

Comemore os pequenos passos e seja grato por cada conquista, por menor que seja.


Portanto, se você está insatisfeito em sala de aula, talvez seja o seu gatilho para buscar a mudança e, finalmente, conquistar o que deseja. Tenho acompanhado e ajudado muitos professores a realizarem essa transição, se esse é o seu objetivo, entre em contato comigo!


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo